sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Aracnofobia



Oi.
Hoje a fobia que vos "trago", é a aracnofobia, como algumas que já referi no blog, esta é tambem uma fobia muito comum na nossa sociedade.
Aracnofobia é o medo (ou fobia) de aranhas.
Os aracnofóbicos não podem viajar para o campo com medo de se deparar com uma aranha. Não podem morar sós num apartamento, pois se aparecer uma pequena aranha, tem que ligar para um familiar para que venha retirar o insecto. Ao dormir tem que fazer uma vistoria rigorosa atrás dos móveis para garantir que não há aranhas no quarto. Algumas enfermidades psicossomáticas podem aparecer, decorrentes do stress experimentado durante anos. Muitas vezes a não compreensão do problema por familiares e amigos, levam os aracnofóbicos a serem surpreendidos por brincadeiras com aranhas de plástico ou mesmo de verdade.

Como um animal tão pequeno pode despertar um medo tão grande? Esse é um mistério ainda para muitos psicólogos. Porém, existem hipóteses satisfatórias. Existe o lado biológico, em que o medo às aranhas seria uma vantagem evolutiva para a sobrevivência e , consequentemente, a perpetuação da espécie.

Curiosidade: Até o momento todas as terapias anteriores envolviam a exposição a uma aranha (real, virtual ou imaginária), mas pesquisas mostram que um em 70% dos aracnofóbicos nunca fariam uma terapia envolvendo algum tipo de aranha.

Sem comentários:

Enviar um comentário