Olá.
O que vos tenho para apresentar hoje é mais uma fobia, á semelhança de muitas outras, muito comum na sociedade a Xenofobia.
Xenofobia – É o medo que se tem aquilo que é diferente. É também um distúrbio psiquiátrico ao medo exagerado e descontrolado aquilo que é desconhecido pelo sujeito. Xenofobia é ainda usada num sentido vasto, referindo-se á forma de preconceito racial, grupal e cultural. Apesar de amplamente aceite, este significado gera confusões, associando a xenofobia a preconceitos, levando a crer que qualquer preconceito é uma fobia, o que não é verdade.
A xenofobia como doença:
Neste sentido mais restritivo de xenofobia, aceita-se apenas o medo excessivo e descontrolado ao desconhecido pelo sujeito. O medo natural a algo desconhecido não é mais parte de xenofobia, sendo a xenofobia o excesso deste medo, por vezes irracional.Xenofobia assim é uma doença psicológica, e insere-se no grupo das perturbações fóbicas, sendo esta uma fobia específica. Estas fobias são caracterizadas por ansiedade provocada pela exposição a uma situação ou ao objecto temido, que frequentemente conduz a um comportamento de evitamento.
As pessoas que apresentam este terror persistente, irracional, excessivo e reconhecido como tal, evitam o contacto com estranhos uma vez que esta situação lhes provoca extrema angustia, ansiedade, pânico, aumento da tensão arterial e da frequência cardíaca.
Quanto ao tratamento da xenofobia são normalmente utilizados os métodos da terapia comportamental. O principal princípio desta terapia no que concerne às fobias, é o da exposição ao objecto ou situação fóbica. Neste caso a exposição a uma situação que desencadeie a sua fobia.
Bom fim-de-semana.
TODOS DIFERENTES,TODOS IGUAIS!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário